Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

Novas tecnologias de segurança: conheça as tendências

Em pleno século XXI, a tecnologia tem exercido mais influência nas operações em todos os setores. A segurança é um dos nichos que vem sendo extremamente impactados, por meio de soluções inovadoras e sofisticadas, capazes de reconhecer a presença humana em distâncias cada vez maiores. 

Dessa maneira, a tendência é que os diferentes sistemas em tecnologia e segurança passem a estar mais desenvolvidos e integrados, otimizando as atividades de controle e monitoramento. 

Em nosso país, a conjuntura demonstrada pelo aumento da insegurança, principalmente para quem vive nas grandes cidades, favorece o aumento dos investimentos no setor de tecnologia

Graças à tecnologia interligada aos equipamentos de vigilância, é possível promover o bem-estar e a confiança dos indivíduos e das empresas, que vêm optando, cada vez mais, pelo uso desses recursos no dia a dia.

Maiores tendências em tecnologia de segurança pessoal e patrimonial 

Cada vez mais o cuidado com a segurança é uma exigência para a sociedade. A seguir, você vai conhecer as maiores tendências em tecnologia de segurança pessoal e patrimonial: 

Tecnologia 5G

O uso do 5G vem revolucionando o mercado de tecnologia e segurança, por meio do desenvolvimento de câmeras de segurança de altíssima resolução, capazes de captar detalhes que não deixam dúvidas quanto à identificação de suspeitos, evitando erros. 

As câmeras sem fio possibilitam a conexão remota aos equipamentos de segurança, viabilizando o monitoramento de diferentes locais

Outra inovação se refere ao uso de dispositivos e aplicativos com Inteligência Artificial (IA) que permitem o controle de acesso e de monitoramento a distância.

Drones 

Os drones possuem a capacidade de sobrevoar perímetros amplos, captando imagens. Isso permite melhor precisão nas rondas de inspeção, garantindo bons resultados em segurança. 

Também possuem integração com outros sistemas eletrônicos, otimizando as suas funcionalidades. 

A instalação de sensores térmicos é outra utilidade que os drones podem oferecer, identificando suspeitos a partir das emissões de calor. 

Biometria

A biometria é uma das soluções em tecnologia e segurança associada ao reconhecimento da impressão digital, mas vai muito além. É uma alternativa que usa as características físicas humanas, individualizando as pessoas. 

Outros tipos de biometria disponíveis no mercado são o reconhecimento facial e por voz, bem como a leitura da íris ou da retina.

Dica: Você sabe o que significa SOC e NOC? Entenda!

Armazenamento em nuvem 

O armazenamento em nuvem se popularizou, permitindo a criação de sistemas de tecnologia e segurança totalmente virtuais, sem a necessidade de instalação de softwares ou a implantação de servidores locais. 

Com isso, as redes e os serviços de armazenamento, gerenciamento e segurança ficam reunidos em uma mesma base de acionamento e manutenção remota. 

Os benefícios se refletem na economia de tempo para a instalação de softwares, assim como de recursos, já que o sistema não precisa de manutenção física. 

Bodycams 

A tecnologia e segurança tem gerado maior controle também sobre as atividades policiais, por meio das bodycams. São câmeras acopladas ao uniforme do profissional, que realizam o monitoramento do seu comportamento e efetuam o registro das suas atividades. 

Desse modo, auxiliam na avaliação da postura do vigilante nas ocorrências, permitindo melhorar o desempenho das equipes nos treinamentos periódicos ou nas reciclagens.

Vídeos inteligentes

Os vídeos inteligentes vêm ampliando as suas possibilidades de uso, além de favorecer o incremento das vendas no varejo. 

Durante a pandemia do novo coronavírus, por exemplo, o uso de câmeras de segurança monitoradas pela Inteligência Artificial auxiliou na inspeção dos protocolos sanitários adotados pelas empresas como, por exemplo, os sensores de temperatura corporal instalados nas entradas de estabelecimentos comerciais e estações de metrô.

É a tecnologia e segurança em favor da saúde. 

Central de monitoramento 

A central de monitoramento é um sistema em que se encontram os dados capturados pelos sistemas eletrônicos de segurança, de modo a permitir o acesso aos profissionais responsáveis pelo monitoramento

Dessa forma, os arquivos gerados pelos equipamentos de tecnologia e segurança, como câmeras e sensores de presença, são enviados à central de monitoramento para o controle da movimentação nos ambientes. 

Além de confiável, a central oferece alta capacidade de integração em rede, com acesso a diferentes dispositivos e sistemas de tecnologia. 

Dica: Portaria remota: o que é e como funciona?

Internet das coisas 

A Internet das Coisas — que tem origem na expressão em inglês Internet of Things — faz referência à aplicação do acesso à internet por meio dos itens de uso diário, de veículos a relógios, de geladeiras a equipamentos de áudio e vídeo. 

Neste sentido, a tecnologia e segurança também fazem parte da IoT, por meio de dispositivos sofisticados, entre eles as câmeras de vigilância, fechaduras e leitores biométricos, que conseguem transmitir dados via wifi.

Percepção multidimensional

A percepção multidimensional, como o nome já indica, se relaciona às diferentes dimensões que os dados produzidos pelos equipamentos de tecnologia e segurança podem acessar, gerando maior confiabilidade e riqueza de detalhes

Os sistemas são acoplados a câmeras de vídeo, que também projetam imagens multiespectrais, que localizam dados em espectro de luz não visível. 

Como exemplo desses recursos, podemos citar os sistemas que identificam a temperatura, ou a pressão de gás de ambientes. Além disso, são capazes de detectar a umidade, possibilitando conferir as condições atmosféricas do local.  

Identificação de placas de veículos

As funcionalidades de tecnologia e segurança chegaram até a identificação de placas de veículos, por meio da captação dos seus caracteres, que são comparados em um banco de dados.  

A imagem da placa de um veículo gerada por uma câmera digital permite maior segurança no controle e monitoramento dos veículos que acessam os locais, intensificando a segurança patrimonial. 

Esta inovação também é útil para detectar automóveis roubados, auxiliando na resolução de furtos em menor tempo

Mas afinal, qual a tecnologia ideal para o seu negócio? 

Com tantas opções em tecnologia e segurança, é comum o surgimento de dúvidas sobre qual delas é a ideal para o seu negócio. 

Antes de tudo, é importante contar com o apoio de um profissional capacitado em tecnologia, para uma avaliação prévia. 

Após a conclusão do diagnóstico, é possível ter ciência dos pontos que podem ser melhorados. Assim, um consultor em segurança pode analisar o investimento que oferece melhor custo benefício para cada cliente, de acordo com as suas necessidades específicas.

Conclusão

As inovações em tecnologia e segurança estão revolucionando a proteção de pessoas, empresas e residências. Por meio de dispositivos e abordagens em tecnologia de ponta, como câmeras inteligentes e monitoramento remoto por drones, a segurança entrou para a era digital. 

A cada dia, novas funcionalidades se agregam para trazer a melhoria do bem-estar das pessoas e dos seus familiares. 

A Magna Segurança tem como premissa a garantia da segurança pessoal e patrimonial com soluções inovadoras e foco em tecnologia. Os profissionais da empresa são altamente capacitados e efetuam a análise das necessidades de cada cliente, por meio de diagnósticos personalizados. 

Desse modo, as vulnerabilidades são melhor definidas e as soluções propostas garantem maior eficiência nas estratégias a serem adotadas

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: