Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

7 dicas de segurança residencial para você se proteger

A manutenção da segurança residencial, especialmente nas grandes cidades, tem se tornado um desafio para as pessoas. A cada dia, a preocupação com a segurança e o bem-estar no ambiente familiar aumenta, na mesma proporção que aumentam os índices de ocorrências de roubos e invasões nos espaços domiciliares.  

O exercício da segurança começa nas práticas diárias, como observar atentamente a rua antes de sair ou verificar se as portas estão realmente trancadas. 

Atualmente, o mercado oferece várias opções de seguridade, para todos os tipos de interesse e orçamento. Alguns exemplos são a possibilidade de contratar empresas especializadas em vigilância ou instalar sistemas eletrônicos de monitoramento.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre segurança residencial e descobrir algumas dicas de como potencializar a proteção do seu patrimônio.

O que é segurança residencial 

Antes de falar sobre as dicas de segurança residencial, é importante entender como é o seu funcionamento, que pode ser feito por meio de equipamentos, tais como câmeras de segurança e alarmes, ou atividades de vigilância e controle, realizadas por profissionais especializados

Os hábitos de manter uma postura protetiva também auxiliam as ações com foco na vigilância de domicílios. Os profissionais capacitados do setor de segurança, por serem especialistas em monitoramento, contribuem muito para a proteção das pessoas e de suas residências.

Por que investir na segurança residencial? 

São várias as razões que justificam o investimento em segurança residencial. Em primeiro lugar, é válido garantir o aumento na sensação de bem-estar de todos os moradores da casa. Com os índices de criminalidade crescentes, sentir que está seguro em casa é fundamental. 

Por isso, para que as dicas de segurança residencial possam funcionar, é importante identificar os pontos fracos da residência, elaborando o seu diagnóstico para a aplicação de práticas de segurança adequadas e efetivas. 

A partir disso, vai ser possível otimizar ou até mesmo substituir os elementos de proteção residencial, buscando a justa medida entre os equipamentos de monitoramento e o tipo de moradia do cliente.

7 dicas para uma segurança residencial mais eficaz

Mantenha a residência bem iluminada 

Manter a residência bem iluminada afasta a intenção dos invasores, já que dificultam o êxito das suas ações. 

Por exemplo, a instalação de luzes fortes na entrada aumenta a visibilidade, impedindo que pessoas mal-intencionadas se aproximem. Da mesma forma, lugares escuros e com menores chances de serem notados atraem a ação dos criminosos. 

Instale alarmes, sensores e travas de segurança reforçadas 

A instalação de alarmes é um dos recursos mais eficazes entre as dicas de segurança residencial. Isso porque, ao sinal de movimento suspeito, o equipamento dispara e alerta tanto os moradores quanto a vizinhança. 

Os sensores de presença são excelentes para o acendimento das luzes, ou para ligar um rádio ou uma televisão, levando a entender que há alguém dentro da residência, e consequentemente afastando o indivíduo que esteja mal-intencionado. 

Já as travas de segurança são ideais para o reforço da segurança em portões e portas, dificultando a tentativa de invasão. Estes equipamentos podem ser instalados em diferentes ambientes, como nos jardins e sacadas. Também na porta dos fundos e janelas, além de corredores e escadas. 

Dica: Sistema de segurança: qual o melhor e como escolher?

Tenha cuidado com o que você publica nas redes sociais

Entre as dicas de segurança residencial não poderia faltar a atenção com aquilo que é publicado nas redes sociais

Muitas vezes, os criminosos pesquisam as vulnerabilidades de uma residência a partir dos conteúdos que o próprio morador disponibiliza em suas redes sociais, e assim usam os dados contra o autor das postagens.

Portanto, é bom ter o cuidado de evitar fazer publicações sobre períodos em que a casa estará vazia, como durante viagens ou horários de trabalho, assim como postar endereços pessoais e imagens da vizinhança.

Crie hábitos e checklists de segurança 

É importante manter a segurança das residências sempre, com a criação de hábitos e seguindo um checklist antes de sair, mesmo que por poucos minutos. 

Por exemplo, é necessário seguir dicas de segurança residencial, entre elas verificar se não há nenhuma movimentação diferente do lado de fora, e conferir se as portas e janelas estão bem fechadas. 

Além disso, itens de iluminação e alarme devem estar acionados, seja no exterior da casa, como no jardim, ou internamente. 

Também é prudente manter desligados os sistemas de gás e de eletricidade, para evitar acidentes. 

Crie uma rede de relacionamento com os vizinhos 

Manter uma rede de relacionamento com os vizinhos é uma alternativa simples, mas muito eficaz para compor as dicas de segurança residencial. Por meio de uma parceria com a vizinhança, todos se beneficiam. 

Primeiro porque os custos com os serviços de segurança podem ser divididos, reduzindo o gasto para cada morador individualmente. Outra forma que a rede pode contribuir com a segurança de todos se refere às viagens, em que um vizinho de confiança pode cuidar da residência durante a ausência dos moradores, evitando assim a possibilidade de invasão.  

Considere fazer um seguro residencial

O seguro residencial é viável não somente para a cobertura de roubos e invasões, mas também de incidentes que podem ocorrer, como em situações de incêndios, falhas nos sistemas elétricos e hidráulicos, ou em tempestades. 

Por isso as dicas de segurança residencial incluem este investimento, já que é um meio de garantir o ressarcimento dos prejuízos sofridos. 

Contrate uma empresa de segurança residencial 

Sem dúvida, uma alternativa altamente efetiva para dicas de segurança residencial é a contratação de uma empresa prestadora de serviços

Os serviços oferecidos pelas empresas de vigilância e segurança vão desde a realização constante de rondas até a inspeção de segurança, a fim de certificar sobre as vulnerabilidades a que o local está se expondo.

Ainda efetuam o controle de acesso de pessoas e veículos, de forma a monitorar ou impedir que pessoas desconhecidas consigam entrar na residência.  

Dica: Segurança patrimonial: 6 motivos para investir

Benefícios de contratar uma empresa de segurança residencial 

Contratar uma empresa de segurança patrimonial acarreta outros benefícios, como por exemplo: 

  • Aumento na sensação de segurança interna, permitindo que os moradores se mantenham confortáveis em casa;
  • Redução das tentativas de invasão, pois a presença de seguranças privados inibe a ação de criminosos;
  • Maior tranquilidade em viagens e passeios de fim de semana, com a certeza de que a moradia está sendo devidamente monitorada.

Empresa de segurança residencial

Conclusão

Em nossas dicas de segurança residencial, apontamos os aspectos fundamentais para quem quer se sentir mais seguro, mesmo diante do aumento da criminalidade. 

Alguns hábitos devem ser adquiridos, como conferir se a casa está livre de riscos de invasões antes de sair, ou fazer a contratação de uma empresa de segurança para realizar rondas e monitoramentos do local e seu entorno.

A Magna Segurança atua desde 2010, com excelência na prestação de serviços de segurança de pessoas e dos seus patrimônios. A empresa desenvolveu um modelo de soluções integradas, oferecendo maior assertividade dos processos aos seus clientes. 

A Magna executa diagnósticos de vulnerabilidade, por meio da elaboração do plano de segurança, e fornece a garantia da tranquilidade para a sua residência, com o conforto da sua família. Conheça mais sobre as soluções da Magna Segurança.

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: