Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

Sistema de segurança: qual o melhor e como escolher?

O sistema de segurança é uma maneira eficaz de proteger empresas e residências contra ameaças, entre elas, as tentativas de roubo. Funciona por meio de dispositivos  eletrônicos instalados no local, ajudando na prevenção e trazendo mais segurança às pessoas. 

Os benefícios relacionados à instalação de um sistema de segurança são múltiplos. Quem precisa viajar frequentemente e não quer deixar a casa sem proteção adequada, o sistema de segurança é a alternativa ideal para impedir que delinquentes invadam o local e efetuem ações criminosas. Também para as empresas, em especial as que permanecem vazias durante o período noturno, o sistema de segurança é a garantia de que o espaço vai estar devidamente protegido. 

Hoje é possível adquirir uma variedade de sistemas de segurança no mercado, desde modelos básicos até os mais sofisticados. Os mais usados são os alarmes e as câmeras de segurança, além de cercas elétricas, controles de acesso e o portão eletrônico com câmera. 

Por que investir em sistema de segurança?

O investimento em um sistema de segurança tem retorno garantido em relação à proteção patrimonial. Seja para estabelecimentos comerciais, ou em órgãos públicos e privados, os riscos associados à falta de segurança são consideráveis. Também os condomínios que ainda não possuem esse tipo de proteção estão expostos a tentativas de assalto e ameaças à integridade do patrimônio, o que gera muitos transtornos para os moradores ou condôminos. Por outro lado, os benefícios vão desde a proteção tanto da residência quanto da família, garantindo maior qualidade de vida. 

Tipos de sistema de segurança 

As soluções em sistema de segurança disponíveis no mercado são múltiplas. Os tipos mais requisitados, por empresas e residências, são o sistema de detecção, o de captura de imagem e som, de identificação e controle de acesso e ainda o sistema de rastreamento. Cada um apresenta funcionalidades que atendem a demandas diferentes. O sistema de detecção, por exemplo, tem a capacidade de identificar a presença de ameaças por meio de movimentos, temperatura ou estímulo sonoro. 

Principais Sistemas de segurança

CFTV

As câmeras de segurança CFTV, ou circuito fechado de TV, possibilitam monitorar o ambiente e oferecem maior segurança aos bens patrimoniais e à integridade das pessoas. Por meio do acesso à internet, é possível obter a visão do local em tempo real, a partir de qualquer dispositivo, como smartphone, tablet ou computador. 

Sensor de movimento

O sensor de movimento é desenvolvido com tecnologia de luz infravermelha. Ao ser interceptado por algum objeto, pessoa ou animal, o feixe de luz dispara o alarme, já que houve diferença na variação de emissão da luz. Apesar de ser desenvolvido com base em iluminação, seu funcionamento é eficaz, mesmo em situações de escuridão total. Também existem sistemas que identificam ações, como a abertura de portas e janelas. É um sistema de segurança bastante eficaz, por isso é requisitado por empresas ou para instalação em residências. 

Cerca elétrica

A cerca elétrica cria uma barreira de proteção, impedindo que invasores se aproveitem da ausência de pessoas no local.  Funciona a partir de um energizador, que transfere a corrente elétrica para os fios da cerca, transformando-se em pulso de alta tensão. Ao tentar ultrapassar os muros protegidos por uma cerca desse tipo, o criminoso pode receber uma descarga elétrica, cuja tensão varia para cada modelo.  

Controle de acesso

Para garantir a segurança na entrada da casa ou estabelecimento, o controle de acesso é uma solução extremamente eficiente. Permite tanto aos agentes de segurança quanto aos proprietários de residências controlar o acesso de veículos e visitantes ao local. Funciona a partir da instalação de equipamentos, que disponibilizam funções, como o reconhecimento facial e o leitor de biometria. Outras opções incluem o cartão de acesso e o cadastro por meio de senha.

Porteiro eletrônico

O porteiro eletrônico já vem com câmera acoplada ao sistema. Assim é mais fácil para atender as solicitações de acesso ao local, sendo possível também conversar e visualizar quem se encontra na entrada de domicílios ou mesmo na portaria de empresas. Como o sistema permite o reconhecimento visual de quem está tentando entrar, ele é uma ótima alternativa para evitar a ação de  pessoas mal-intencionadas. 

Alarme

O alarme é um dos sistemas de segurança mais procurados do mercado. Ele funciona por meio da emissão de sinal visual ou sonoro, colocando em alerta quem estiver na residência ou na organização, ao mesmo tempo em que ativa uma central de comando. Hoje já existem à disposição modelos de alarme que disparam somente em situações específicas, como na tentativa de abrir uma porta ou janela, por exemplo. O mesmo dispositivo não dispara se alguém estiver acordado à noite e se movimentar pelos ambientes da casa. Por conta da sua eficiência, o alarme se consagrou como um dos mais populares entre os sistemas de segurança. 

Portão eletrônico

O portão eletrônico funciona de maneira automática e, além de ser mais eficiente que o portão de garagem manual, oferece mais segurança, já que o acionamento é remoto. Também é mais prático, pois pode ser muito útil para o acesso à residência ou empresa em dias chuvosos, quando sair do veículo é mais trabalhoso. 

Como escolher o sistema de segurança 

Para escolher o sistema de segurança ideal, é importante ter em mente que ele precisa atender a demanda das pessoas e dos locais. Assim, cada caso terá um tipo de solução diferente. A melhor opção é contar com a ajuda de profissionais que poderão analisar a situação, estabelecer o diagnóstico de segurança do ambiente e elaborar um plano de segurança customizado, que vai orientar sobre as melhores alternativas em instalação de dispositivos. A partir do diagnóstico será possível, também, perceber se o melhor é contar apenas com dispositivos eletrônicos ou com a combinação com a ação humana. 

Para condomínios e empresas, a instalação de sistemas de segurança permite maior integridade das pessoas e patrimônios. A Magna Segurança investe na gestão de processos focados em tecnologia, trazendo as melhores soluções aos seus clientes. O trabalho envolve a elaboração do plano de segurança, que vai estabelecer as necessidades e as alternativas mais viáveis a serem implementadas. 

A Magna oferece os serviços de vigilância patrimonial e consultoria em segurança para empresas e residências, por meio de profissionais altamente capacitados e das inovações em sistemas de tecnologia em segurança. Entre em contato e consulte as condições de orçamento para melhor atender a sua demanda.

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: