Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

Segurança patrimonial: 6 motivos para investir

Com o aumento alarmante dos índices de violência, a segurança deixa de ser uma necessidade secundária para se tornar uma necessidade básica do ser humano. Por esse motivo, a segurança pública é uma das pautas mais debatidas pelas autoridades, veículos midiáticos e sociedade. 

Mas é certo que apenas as forças de segurança pública não conseguem atender as demandas sociais por proteção. Assim, para se ter qualidade de vida, é imprescindível contar com o apoio de serviços privados que garantam a integridade de pessoas e bens. Esse serviço complementar é a chamada segurança patrimonial

Conheça os motivos pelos quais o investimento em segurança patrimonial é recomendado. 

O que é segurança patrimonial 

Segurança patrimonial são as práticas que contribuem para a devida prevenção, controle e fiscalização dos fatores de risco à integridade física das pessoas, estruturas e bens. Com esse tipo de serviço, é possível evitar perdas e danos ao patrimônio ou a ocorrência de ações violentas. A segurança patrimonial também é responsável pelo gerenciamento de crises, agindo no momento de ocorrência de uma ação criminosa, acionando as autoridades de segurança pública e contribuindo com investigações após o acontecimento.

A ação dos delinquentes envolve depredações, invasões ou até assaltos e, para proteger a família, bem como a residência e o espaço das empresas, é fundamental contar com um sistema especializado

Como a segurança patrimonial funciona 

O funcionamento da segurança patrimonial mudará de caso para caso. Tudo dependerá das necessidades do ambiente em que será implementada. Especialistas em segurança podem fazer o diagnóstico da residência, empresa, escola, hospital, entre outros, e levantar as soluções mais adequadas para aquele espaço.

A segurança patrimonial pode ser realizada por meio da implementação de equipamentos desenvolvidos com o auxílio da tecnologia, tais como câmeras de segurança, reconhecimento facial, controle de acesso remoto, alarmes e portão eletrônico. Ou pode ser realizada por profissionais do setor, como agentes, vigias e especialistas em análise de segurança capacitados para atender demandas variadas.

Os melhores resultados costumam ser alcançados com a combinação de pessoas e tecnologia.

Por que investir em segurança patrimonial? 

Aumentar o sentimento de segurança

Com certeza, um dos motivos mais importantes para investir em segurança patrimonial é ter a sensação de que se está protegido contra a ação de pessoas mal-intencionadas. O fato de poder transitar livremente pela empresa, ou mesmo em casa, dormindo sem preocupações, faz toda a diferença na qualidade de vida. Como as ameaças são reais e agem de forma inesperada, somente investindo é que podemos ter a confiança de que tudo está sob controle. 

Inibir ações criminosas

Obviamente, com a adesão de sistemas de segurança patrimonial, a ação dos criminosos passa a ser inibida. Ao verificar a presença de câmeras, cercas elétricas ou vigilantes – armados ou não – no local, essas pessoas pensarão duas vezes antes de agir. 

Prevenir depredações

A incidência da depredação nas regiões urbanas vem aumentando ao longo dos anos. O vandalismo é manifestado em ações como pichação de residências e pontos comerciais, além da destruição de espaços de uso comum, entre eles as praças e os parques. A ação indiscriminada dos infratores acarreta prejuízos financeiros que poderiam ser investidos em outras necessidades. A segurança patrimonial é capaz de impedir tanto a ocorrência quanto a reincidência da ação de vândalos, reduzindo os gastos com limpezas e reformas. 

Complementar a segurança pública

A segurança patrimonial não é benéfica apenas para quem investe, ela também beneficia a sociedade de forma geral. Em várias situações, os agentes da segurança pública se apoiam nos testemunhos de vigilantes do setor privado para dar andamento às investigações. 

Também por meio de vídeos obtidos em câmeras de segurança privadas, com os quais é possível identificar e registrar a ocorrência de ações de criminosos, as investigações podem ser feitas de forma mais eficiente. Para além de uma ação local, a segurança patrimonial colabora para a ação social, contribuindo para a maior proteção das pessoas de maneira coletiva. 

Promover a segurança interna

Sem dúvida, a segurança patrimonial oferece a proteção de tudo aquilo que se encontra no perímetro do local. Nas empresas, ela é essencial para proteger os estoques, documentos e objetos de valor.  Nas residências, é importante na proteção do núcleo familiar e dos bens, em especial os de alto valor financeiro, principais atrativos para os assaltantes. 

Controle de Crises

As crises são definidas como a ocorrência de eventos que comprometem o funcionamento da rotina de uma empresa, ambiente residencial, entre outros. Ao se identificar uma situação atípica, que ofereça riscos às pessoas e ao patrimônio, é necessário buscar as condições de segurança para que tudo se normalize. Esse papel deve ser desempenhado por profissionais muito bem preparados para prevenir situações desastrosas. A partir de estudos de caso e do plano de contingência, são traçadas as estratégias de ação que vão trazer o ambiente à normalidade com mais agilidade. Ao saber que eventos de crise podem acontecer, é fundamental ter o controle das respostas possíveis em diferentes condições. 

Por que escolher a Magna Segurança

A segurança patrimonial é um meio eficaz para garantir não só a proteção, como também a tranquilidade de pessoas e patrimônios. A Magna Segurança atua há mais de 10 anos na proteção de empresas e condomínios, por meio de soluções inovadoras e extremamente eficazes. Os especialistas da empresa realizam a análise de cada caso, identificando os riscos e propondo as melhores estratégias no combate às ameaças. 

Com a garantia da segurança das pessoas e dos ambientes, a Magna também está preparada para agir em situações de crise, por meio da análise das suas origens e promovendo o total controle do evento, de modo a evitar tumultos e danos à segurança. Conheça as soluções da Magna e conquiste maior proteção no seu dia a dia.

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: