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Como escolher a empresa de vigilância ideal?

Escolher a empresa de vigilância ideal, que se enquadre em todos os requisitos para assumir o compromisso da sua segurança e a da sua família, não é um procedimento fácil. O cuidado com a segurança de pessoas e propriedades requer muita responsabilidade.  

São inúmeros os riscos envolvidos na proteção patrimonial, por isso é importante contar com uma empresa que ofereça um serviço de excelência e seja referência no mercado. 

Como escolher uma empresa de segurança?

Pesquisar pelas opções em sua cidade

Para contratar uma empresa de vigilância que atenda aos requisitos da empresa ou condomínio, é recomendado fazer uma pesquisa entre as diferentes opções presentes em sua cidade. É necessário também estabelecer os critérios para a contratação, já que o serviço envolve a defesa do patrimônio e da vida. 

Analisar avaliações de outros clientes

Nem sempre é possível identificar se a empresa de vigilância possui o gabarito necessário para prestar seus serviços somente pelo seu histórico de atuação. Por isso, é importante considerar as avaliações de outros clientes da empresa — tanto nas redes sociais quanto nos sites de reclamações. Essa é uma excelente maneira de conferir a reputação da empresa no mercado. 

Verificar o portfólio de serviços

O portfólio da empresa de vigilância oferece uma oportunidade para analisar a sua expertise e desenvolvimento ao longo dos anos. Mesmo que a sua experiência de mercado seja menor que cinco anos, é válido conhecer quem são os seus clientes, pois confiam no serviço da empresa e se mantêm fiéis à sua proposta. Além disso, é importante se certificar a respeito da atualização da empresa em relação aos recursos tecnológicos, se há a adoção de novas práticas em segurança acompanhando os avanços do setor. 

Certificar sobre o nível de experiência

Para saber se a empresa de vigilância é uma boa alternativa para contratação, é fundamental se certificar do seu nível de experiência no ramo de segurança. Quanto mais experiente, mais preparada vai estar para atender as demandas do mercado. 

Solicitar documentação obrigatória

A Lei nº 7.102, de 1983, regula os critérios básicos para o funcionamento da empresa de vigilância privada no Brasil. E a documentação é essencial para a prestação do serviço de segurança, uma vez que envolve a proteção de valores de suma importância, como a vida e o patrimônio. Logo é necessário, além do registro da empresa com personalidade jurídica, o alvará da prefeitura e autorização da Polícia Federal.

Outro documento obrigatório é a autorização de funcionamento do Ministério da Justiça. Se houver alguma questão que impeça a empresa de apresentar qualquer documento, é recomendado não contratar.  

Verificar se a empresa cumpre com as obrigações trabalhistas

Além da documentação para o funcionamento, a empresa de vigilância deve estar em dia com as obrigações trabalhistas. Para confirmar se está tudo em ordem, solicite à empresa os recibos de pagamento dos direitos dos trabalhadores, como a quitação do INSS. Verifique também a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, expedida pela Justiça do Trabalho. 

Pedir informações sobre a capacitação dos agentes de segurança

A capacitação adequada dos agentes de segurança é primordial para exercer a função. São os colaboradores que cuidam de vidas e de patrimônios, logo é fundamental que recebam treinamento para desenvolver suas atividades da melhor forma. Eles precisam ter capacidade analítica e psicológica para enfrentar situações inesperadas, bem como as que envolvem risco e as emergenciais. Assim, não deixe de pedir informações sobre os processos de capacitação da empresa a ser contratada.

Verificar se a empresa prepara os seguranças para lidar com diversidade 

O respeito à diversidade é uma pauta bastante importante. Por isso, é importante confirmar se a empresa de vigilância prepara os seus profissionais em segurança para lidar com as diferenças sem atitudes de discriminação, sobretudo em ambientes com grande circulação de pessoas, como em eventos culturais, por exemplo. 

Avaliar o atendimento da empresa 

A partir do atendimento prestado pela empresa de segurança nos primeiros contatos já é possível ter indícios de como será o seu relacionamento com ela ao longo do tempo. É importante contratar uma empresa cordial e aberta ao diálogo.

Analisar o diagnóstico e plano de segurança

Outra forma de avaliar o serviço de uma empresa de vigilância é conhecendo a sua estratégia de planejamento das ações. Primeiro, é importante observar se a empresa realiza o diagnóstico de segurança da instituição ou condomínio, identificando as vulnerabilidades e ameaças. Em seguida, é preciso se certificar se a empresa elabora um plano de segurança, contendo as tarefas a serem executadas, o número necessário de vigilantes para atender a demanda, assim como a análise dos sistemas de segurança utilizados.

Avaliar o custo-benefício

O custo-benefício indica se a relação entre a oferta do serviço e o valor cobrado por ele estão em equilíbrio. Um preço baixo pode ser indicativo de baixa qualidade na prestação do serviço, o que pode sair mais caro que o esperado. Tome como referência de preço o padrão de mercado. Se a empresa solicita um valor bem mais elevado, peça para que justifique o motivo, buscando compreender se há algum diferencial que oferece mais segurança para as pessoas e o patrimônio.  

Certificar-se que os seus interesses foram contemplados no contrato

Depois de realizar todas as análises necessárias, é hora de fechar o contrato com a empresa de vigilância. Esse documento é o registro escrito do acordo estabelecido com a empresa para a prestação do serviço de segurança, incluindo os direitos e os deveres do contratante e da contratada. Avalie se os seus interesses estão sendo respeitados nas cláusulas. Se houver divergência, converse com a empresa e solicite a reelaboração do que foi acordado entre as partes.

Dica: Saiba por que a Magna é uma das melhores empresas de segurança do RJ

Conclusão 

Para escolher a melhor empresa de vigilância, com qualidade e garantia da sua segurança, é importante avaliar cada detalhe. A Magna atua desde 2010 na prestação de serviços de segurança, desenvolvendo know-how pautado pela excelência. 

Oferecendo soluções integradas, a empresa trabalha com base em processos mais assertivos de atendimento, garantindo a maior satisfação dos clientes.  A segurança das pessoas e do patrimônio é o compromisso da Magna. Por isso, investimos na melhoria contínua dos processos e no desenvolvimento dos colaboradores

Nossas soluções integradas são elaboradas a partir da análise preliminar do local e do plano de segurança. A tecnologia está presente em todas as nossas ações, desde os sistemas de monitoramento remoto e controle de acesso ao reconhecimento facial. Solicite seu orçamento na Magna Segurança e garanta tranquilidade.

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