Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

Serviço de segurança para empresas: motivos para investir

Administrar um empreendimento de sucesso não é uma tarefa nada fácil! Dentre as infinitas dificuldades que rondam a rotina dos empreendedores, uma das mais significativas é a segurança. Investir num bom serviço de segurança privada para empresas é essencial para proteger o patrimônio do negócio, bem como os clientes e os funcionários.

Neste post, vamos recapitular do que estamos falando quando falamos em serviço de segurança corporativa, listar alguns dos principais serviços oferecidos para proteger os ativos da empresa e trazer vários bons motivos para realizar esse investimento o quanto antes!

Quais são os serviços de segurança para empresa

Antes de mais nada, é importante definir no que consistem os serviços de segurança para empresas: trata-se de um conjunto de medidas que têm por objetivo garantir a proteção dos ativos de uma corporação contra qualquer tipo de ameaça.  

Os profissionais e empresas de segurança que prestam esses serviços focam principalmente em identificar, prevenir e combater ações que arrisquem a integridade da companhia para a qual estão prestando serviço. Aqui não estamos falando somente de bens materiais, mas também da segurança dos clientes e dos colaboradores, bem como de dados e informações da empresa.

Ou seja: não se pode resumir o conceito de serviço de segurança para empresas à segurança patrimonial, já que ele se ocupa tanto de ativos tangíveis como de ativos intangíveis, conforme explicaremos a seguir.

Ativos tangíveis

Os ativos tangíveis de uma empresa nada mais são do que os bens materiais que constituem seu patrimônio, como: dinheiro, imóveis, propriedades, produtos, equipamentos e máquinas.  São itens que possuem valor concreto e que podem ser roubados, furtados, perdidos ou avariados, e, por isso, precisam de proteção.

Ativos intangíveis

Já os ativos intangíveis são os bens imateriais da empresa, aqueles cujo valor não pode ser mensurado de forma concreta e que não têm um elemento físico a ser protegido. São itens valiosos para a companhia, mas seu valor é estimado de forma mais subjetiva, portanto, requerem cuidados específicos para sua proteção.

Dica: Segurança corporativa: o que é e como estruturar na empresa?

A legislação e os serviços de segurança para empresa

Como o serviço de segurança para empresas é algo da mais absoluta seriedade, é lógico que o processo de contratação precisa ser feito de forma planejada e cautelosa, levando em consideração as leis federais e estaduais referentes à área.

O serviço de segurança privada requer autorização da Polícia Federal, que é responsável por fiscalizar a atividade. Além disso, existem diversas portarias, normas, decretos e leis que regulam as práticas do setor de segurança corporativa.

Por exemplo, há a Lei 7.102, que regulamenta a atividade de empresas de segurança; a Portaria 992/95-DPF que normatiza e uniformiza os processos relativos às empresas de segurança privada; e a Lei nº 15.340, que estabelece as normas para as licitações para contratação de empresas de vigilância, entre outras.

Todas essas normas contribuem para a melhoria dos serviços de segurança prestados pelas empresas especializadas. Espera-se que, já nos próximos anos, ocorra a regulamentação de um novo Estatuto da Segurança Privada, para promover uma modernização ainda maior do setor de segurança privada.

Motivos para investir em segurança para empresa

Proteção do patrimônio

O primeiro motivo é o mais óbvio, mas não menos importante! Contratar um bom serviço de segurança para a empresa é essencial para proteger o patrimônio, defendendo os bens da organização de qualquer ameaça, como danos, roubos, acidentes, fraudes e outros perigos.

Proteção dos funcionários

Os trabalhadores são os bens intangíveis mais valiosos para as empresas, afinal, sem seu esforço e dedicação, nenhum negócio se mantém. Por isso, é essencial prezar por sua proteção e seu bem-estar, investindo em serviços de segurança para defendê-los.

Melhor ambiente de trabalho

Investir nesse tipo de serviço especializado aumenta a sensação de segurança dos colaboradores, traz mais tranquilidade e melhora o ambiente de trabalho. Afinal, nada traz mais paz de espírito aos profissionais do que a certeza de que estarão protegidos enquanto desempenham suas atividades.

Melhora na produtividade

O aumento da sensação de segurança dos funcionários e o estabelecimento de um ambiente de trabalho mais tranquilo afeta até mesmo a produtividade da empresa! Sentindo-se mais seguros, os colaboradores tendem a desempenhar suas funções com mais eficiência, produzem melhor e chegam até a cometer menos erros, graças à diminuição da ansiedade!

Melhora a imagem da empresa

Por fim, investir em serviço de segurança corporativa contribui para melhorar a imagem da empresa perante clientes, trabalhadores e investidores, pois denota que a companhia tem responsabilidade e está preocupada em garantir a segurança de seus funcionários e usuários/consumidores.

Tipos de serviços de segurança para empresa

Vigilância patrimonial

A vigilância patrimonial é o serviço de segurança que visa a proteger o patrimônio da empresa, garantindo a segurança de pessoas e bens materiais. Ela envolve medidas de combate e de prevenção de riscos à empresa, tanto em seu espaço físico como em seu entorno.  

Dentre as ações que compõem o serviço de vigilância patrimonial se encontram as rondas, o controle de acesso, a supervisão 24h e a segurança armada ou desarmada. Nesse serviço podem ser usados vários recursos, como ferramentas tecnológicas, armas e sistemas de comunicação.

Monitoramento

O serviço de monitoramento é realizado por equipes especializadas e tem como objetivo prever e detectar eventuais ameaças ou ações criminosas, bem como antecipar as medidas a serem tomadas caso essas situações ameaçadoras se concretizem.

Um monitoramento eficaz consegue evitar conflitos e diminuir a perturbação da ordem, ao antever possíveis problemas antes mesmo que eles aconteçam e, assim, atuar na prevenção e na redução de danos.

Sistema de monitoramento por vídeo

O monitoramento também pode ser feito com o auxílio da tecnologia, fazendo uso de câmeras de vigilância que capturam as imagens em tempo real. Esse serviço é capaz de controlar a movimentação e o acesso por vídeo e identificar qualquer ameaça precocemente, além de coibir ações criminosas ao intimidar os contraventores.

Dica: Novas tecnologias de segurança: conheça as tendências

Como contratar serviços de segurança para empresa

Na hora de contratar uma empresa terceirizada para prestar serviço de segurança para sua empresa, é importante checar se ela está regularizada e obedece a todas as obrigações legais e as normas de segurança da área.

Também é essencial priorizar a contratação de uma empresa qualificada e de boa reputação, que tenha experiência comprovada no setor e que esteja apta a prestar um serviço de excelência, contando com as soluções tecnológicas mais avançadas.

A Magna é a empresa de segurança que atende perfeitamente a todos esses requisitos! Somos referência de mercado e, desde 2010, fornecemos as melhores soluções de segurança corporativa, ajudando a proteger negócios de todos os portes com expertise, tecnologia de ponta e os recursos mais avançados.  

Quer conhecer melhor o nosso serviço de segurança e contratá-lo para sua empresa? Visite o nosso site, confira todas as nossas frentes de atuação e solicite um orçamento sem compromisso!

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: