Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

Você sabe o que significa SOC e NOC? Entenda!

O termo cibersegurança vem sendo cada vez mais comentado, graças ao avanço de tecnologias com capacidade exponencial de conduzir os chamados ataques cibernéticos, ações criminosas que ocorrem por meio das redes digitais, tanto em computadores quanto em celulares ou tablets. 

Imagine se, da noite para o dia, o serviço de monitoramento remoto de um condomínio simplesmente parasse de funcionar, devido à invasão promovida por um cibercriminoso. Todo o ambiente estaria vulnerável, não somente aos ataques via redes digitais, como também àqueles do mundo real. 

Além disso, os prejuízos poderiam ser ainda maiores, se, além de impedir o funcionamento do sistema, a ação mantivesse em seu poder todas as imagens produzidas pelas câmeras de segurança. 

Não por acaso, o governo acabou de sancionar mais uma lei em favor da proteção dos dados que circulam nas redes digitais. A Lei 14.155 determina a pena de reclusão, de um a quatro anos, acrescida de multa para o cibercrime de invasão de dispositivo informático. Caso o ataque gere prejuízo econômico, a pena pode ser aumentada de um a dois terços. 

Para evitar situações desagradáveis, como o roubo de dados sigilosos, ou ataques inesperados que impedem o funcionamento das redes das empresas, especialistas desenvolveram sistemas capazes de prever e até mesmo de impedir a conclusão das ameaças que rondam a internet e outros sistemas em rede. 

O NOC e o SOC são plataformas ultramodernas, com configuração em tecnologia avançada, e têm a função de manter a segurança e as condições de funcionamento das redes. São capazes, dentre outras funções, de gerar respostas rápidas contra os ataques cibernéticos, impedindo o sucesso da iniciativa dos cibercriminosos. Por isso é fundamental investir nessas tecnologias, já que garantem a segurança das informações em rede e, principalmente, das pessoas. 

Conheça tudo o que o NOC e o SOC podem fazer pela melhoria da performance e da segurança da sua empresa.  

Entenda o que é SOC

O SOC é a sigla para Centro de Operações de Segurança em tecnologia da informação. Por meio de uma plataforma digital, o SOC registra os imprevistos ou problemas que ameaçam o sistema de segurança da informação. Ele está apto a identificar todo e qualquer tipo de situação anormal que pode atingir tanto os processos e as pessoas quanto a tecnologia. Por meio do SOC, é possível realizar o monitoramento contínuo em segurança da informação, com o intuito de evitar ataques digitais à infraestrutura de TI das empresas.

Assim, o sistema tem a função de detectar, prevenir e armazenar, além de monitorar e verificar o andamento das atividades da área de TI. Também é capaz de responder e analisar os imprevistos ou problemas que envolvem a cibersegurança, tudo para manter as informações protegidas contra as ameaças ao sistema. 

Entenda o que é NOC

Já o Centro de Operação de Rede – NOC é um sistema centralizado, utilizado para o gerenciamento das redes de comunicação privadas e públicas. Diferente do SOC, a performance e disponibilidade da segurança da informação são as áreas de interesse do NOC. É para essas finalidades que o sistema monitora e analisa os dispositivos de rede, mantendo o máximo de informações que possibilitem identificar falhas ou problemas

Dessa maneira, as empresas efetuam o controle da infraestrutura de TI, detectando e solucionando as falhas que podem afetar os dispositivos essenciais, tais como roteadores, computadores e gateways. Outra função atribuída ao NOC é evitar que as falhas atinjam o sistema, prevenindo a ocorrência de situações que coloquem em risco a sua integridade. 

Diferenças e semelhanças

Apesar de se relacionarem aos sistemas em tecnologia da informação, atuando na identificação, investigação, prioridade, escala e solução de problemas, existem diferenças entre o NOC e o SOC. A primeira delas é justamente o tipo de problema em que cada um desses sistemas atua

O NOC atenta para os incidentes que comprometem a performance ou a disponibilidade da infraestrutura de TI. O SOC, por outro lado, se refere a incidentes na segurança do sistema. Em uma situação prática, um problema identificado no roteador, que é um componente monitorado via NOC, pode acarretar consequências na segurança, que é o foco do monitoramento do SOC. 

Por isso não podemos pensar que a empresa pode investir em apenas um destes centros de operações, pois não seria possível garantir a segurança de todo o sistema somente por meio da implantação do NOC. 

Dica: Sistema de segurança: qual o melhor e como escolher?

Qual a importância da segurança da informação? 

O sistema do NOC tem como prioridade a manutenção e o funcionamento ativo de toda a rede, garantindo a melhor performance. Por sua vez, o SOC permite reduzir os riscos trazidos pelas ameaças, realizando o controle contínuo da segurança. As falhas do sistema, quando ocorrem, causam transtornos aos usuários e às empresas. 

Por isso é importante investir em sistemas seguros, evitando o vazamento de dados, que podem gerar prejuízos significativos. Do mesmo modo, em plataformas de SOC, é possível proteger o armazenamento dos dados, como imagens de câmeras de segurança, garantindo a integridade das operações dos sistemas de segurança remota. 

A segurança da informação é um ativo valioso para as empresas e expor o sistema pode ter custos muito maiores que o investimento em prevenção.

Conclusão 

O investimento na implantação de sistemas de monitoramento, como o NOC e o SOC, é uma necessidade real, diante das inúmeras ameaças digitais que circulam nas redes, sejam públicas ou privadas. 

Com infraestrutura de TI em pleno funcionamento e com a segurança dos dados disponíveis em rede, os diferentes setores das empresas têm a garantia de trabalhar de modo tranquilo e sem intercorrências. Mais especificamente, a segurança de pessoas e ambientes pode ser ainda mais eficaz, graças ao surgimento de tecnologias avançadas de prevenção e monitoramento de problemas. 

A Magna Segurança tem como premissa o investimento em tecnologia de ponta, de modo a garantir a eficácia na segurança dos sistemas de informação dos clientes. Os serviços são customizados, de acordo com as particularidades da sua empresa ou residência. Por meio de ações pautadas pela excelência, a Magna trabalha continuamente, aprimorando soluções em segurança da informação para os mais variados sistemas de monitoramento, incluindo o armazenamento de dados e a prevenção de falhas. 

Evite a vulnerabilidade na segurança dos sistemas da sua empresa, conheça as soluções da Magna Segurança.

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: