Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

Empresa de segurança eletrônica: o que é e por que investir?

Embora a segurança seja responsabilidade do Estado, nem sempre há recursos e mão de obra suficientes para garantir a tranquilidade e o bem-estar de todos os cidadãos. Isso se reflete em altas taxas de criminalidade que geram uma sensação de insegurança constante, sobretudo nos centros urbanos.  

Nesse cenário, é muito comum que se recorra à tecnologia para ampliar a segurança das suas empresas ou residências e melhorar a qualidade de vida dos habitantes ou trabalhadores. É aí que entra a empresa de segurança eletrônica, com recursos poderosíssimos que pode ser um grande aliados.

Quer saber o que é e como funciona a segurança eletrônica e descobrir por que você deveria investir nela urgentemente? Neste artigo, tiramos as principais dúvidas sobre esse assunto. Confira!

O que é a segurança eletrônica?

A ideia de segurança eletrônica se refere ao uso de aparelhos e sistemas eletrônicos para realizar a vigilância, no intuito de detectar, coibir ou reportar ameaças, atuando na proteção de vidas e bens materiais. O monitoramento pode ser feito com equipamentos como: sensores, câmeras e softwares.

Estima-se que o conceito de segurança eletrônica tenha nascido e se popularizado na década de 1960 com a polícia de Nova Iorque, que se valia de imagens capturadas por câmeras de vigilância para realizar monitoramento remoto. Na época, as imagens tinham baixa resolução e não podiam ser armazenadas.

A área da segurança eletrônica evoluiu bastante ao longo das décadas. Se, antes, contava apenas com precários circuitos de TV, hoje conta com equipamentos modernos e digitais que são completamente integrados aos sistemas de segurança; isso se reflete em um serviço mais eficiente e confiável.

Como funciona a segurança eletrônica?

Os sistemas de segurança eletrônica têm três frentes de ação. Eles agem para:

  • evitar ocorrências inibindo ações ilícitas (por exemplo, por meio de câmeras de segurança que intimidem criminosos); 
  • detectar anormalidades e gravar esses dados;
  • emitir um alerta ao menor sinal de suspeita.

O principal trunfo da tecnologia e dos equipamentos eletrônicos de segurança é o fato de que evitam o contato com possíveis criminosos. Com o uso de soluções digitais, tudo o que os profissionais precisam fazer é visualizar as imagens e arquivos e reportar qualquer evento fora do comum.

Dica: Entenda como funciona a gestão de segurança privada

Onde aplicar as tecnologias de segurança eletrônica?

As soluções de segurança eletrônica podem ser adaptadas de acordo com as necessidades do cliente e seu orçamento. Em geral, costuma-se utilizar os equipamentos de vigilância eletrônica em locais como:

Áreas externas ou internas

É interessante utilizar a segurança eletrônica para proteger e vigiar locais de intenso fluxo de pessoas, como as áreas externas e internas de edifícios comerciais ou residenciais.

Empresas de grande ou pequeno porte

É fundamental proteger o patrimônio de empresas de grande ou pequeno porte e, para isso, a segurança eletrônica é essencial. Além de coibir a prática de crimes como roubos, furtos ou fraude, o sistema de segurança é capaz de detectar qualquer atividade atípica.

Condomínios

Normalmente, o lugar onde nos sentimos mais seguros é na nossa própria casa. Entretanto, a violência urbana crescente e o fluxo intenso de pessoas nos condomínios residenciais nem sempre permite essa tranquilidade. É aí que entra a segurança eletrônica!

Hospitais

Pode parecer estranho falar em segurança para hospitais, mas esse tipo de ambiente pode sofrer ações criminosas por conter muitos equipamentos de alto valor e receber muitas pessoas diferentes todos os dias. Portanto, nada melhor do que usar a segurança eletrônica para manter a tranquilidade.

Repartições públicas

Os sistemas de segurança eletrônica podem ser muito úteis para proteger o patrimônio público nas repartições, bem como a integridade física dos servidores. Afinal, trata-se de lugares de muito movimento e que, portanto, estão suscetíveis a vários incidentes.

Quais os objetivos da empresa de segurança eletrônica?

Inibir e prevenir ocorrências

O principal objetivo da empresa de segurança eletrônica é coibir ações ilegais, já que os criminosos normalmente escolhem lugares pouco seguros para cometerem roubos e furtos. Sabendo que o local é vigiado, eles pensarão duas vezes antes de procederem com o delito

Detectar alguma situação indesejada

Quando a prevenção não é possível, os equipamentos de segurança eletrônica conseguem detectar qualquer ocorrência como, por exemplo, a invasão do local monitorado. Assim, é possível tomar atitudes a respeito do problema.    

Comunicar algo que esteja fora do previsto

Ao detectar a ameaça, o sistema de segurança eletrônica consegue alertar o proprietário, a central de segurança e até as autoridades sobre a ocorrência de maneira remota. Afinal, com a tecnologia disponível hoje, é possível monitorar a distância e comunicar qualquer problema via internet.  

Motivos para investir em uma empresa de segurança eletrônica

Aviso de perigo em tempo real

Com um sistema de segurança eletrônica eficiente, é possível emitir alertas de perigo de forma remota e em tempo real toda vez que uma situação atípica acontecer, o que agiliza a tomada de ação.

Integração com diferentes sistemas

Hoje, os alarmes são integrados a câmeras de vigilância e outros sistemas de segurança, permitindo que o monitoramento seja feito por várias ferramentas de proteção simultaneamente. Isso garante uma segurança muito mais efetiva!

Vigilância do local em tempo integral

Os sistemas de segurança eletrônica oferecem monitoramento 24 horas. Assim, o local fica protegido em tempo integral, o que aumenta a sensação de segurança de todos.

Versatilidade dos sistemas de segurança eletrônica

Como já explicamos, os sistemas de segurança eletrônica lançam mão de várias tecnologias, o que lhes confere muita versatilidade e um largo alcance. É possível adaptar a segurança eletrônica para diversos objetivos e orçamentos.

Tipos de sistema de segurança eletrônica

Sistema de Rastreamento

Os sistemas de rastreamento são utilizados em casos específicos, como, por exemplo, quando é preciso monitorar os veículos que realizam transporte de valores.

Sistema de Acesso

Os sistemas de controle de acesso são dispositivos que autorizam a entrada e saída de locais, evitando a admissão de pessoas não autorizadas aos recintos.

Sistema de Alarmes

O sistema de alarme é um sistema de monitoramento que conta com sensores de presença e uma central de alarme, e pode ser conectado a câmeras de segurança para detectar movimentações atípicas no local. Ao menor sinal de anomalia, ele emite um alerta.

Sistema de Monitoramento por vídeo

Os sistemas de monitoramento por vídeo são compostos de câmeras de segurança estrategicamente posicionadas que fornecem vigilância ininterrupta e conseguem identificar problemas como invasões, tentativas de assalto e outras ameaças.

Dica: Sistema de reconhecimento facial: entenda como funciona

Principais equipamentos em segurança eletrônica

CFTV

Trata-se de um circuito fechado de TV que utiliza câmeras para capturar e mostrar imagens do circuito interno num monitor.

Alarmes

Os alarmes usam sensores para identificar presenças indevidas no local e alertar a central sobre o perigo.

Câmeras

Câmeras de vigilância são instaladas no local e ajudam a inibir delitos. Caso a prevenção não seja possível, as imagens captadas podem ser usadas para identificar o criminoso.

Aplicativos

Hoje, é possível emitir e receber alertas por meio de aplicativos de celular, de maneira completamente remota.

Portaria eletrônica

Os sistemas de portaria eletrônica ajudam a controlar os acessos de pessoas ao local protegido, evitando invasões e outros incidentes.

Gostou de conhecer melhor a área de segurança eletrônica e acha que ela pode ser útil para você? Então, que tal conhecer as soluções da Magna ? Nós contamos com integração inteligente de vigilância para proteger sua família e seu patrimônio. Visite nosso site e conheça todos os serviços que oferecemos!

 

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: