Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

Serviços de portaria de condomínio: como funcionam?

Muitas pessoas se mudam para condomínios privados para fugir da violência urbana e ter mais tranquilidade. De fato, uma das grandes vantagens de morar em condomínio é a garantia de segurança e privacidade. Porém, para que a moradia seja realmente segura, é preciso ter o controle de quem entra e sai do local e manter vigilância constante. É aí que os serviços de portaria podem ajudar!

Os serviços de portaria para condomínio englobam uma série de medidas que visam a controlar o acesso ao condomínio para evitar a entrada de pessoas mal intencionadas. Além da questão da segurança, essencial em nosso contexto urbano, investir em um serviço especializado de portaria traz uma série de outras vantagens para o condomínio.

Neste post, vamos apresentar os principais serviços de portaria de condomínio, os tipos de portaria mais comuns e as vantagens de se terceirizar esse serviço para potencializar a segurança e ter mais tranquilidade. Confira!

Quais são os principais serviços de portaria em um condomínio?

Controle de acesso de visitantes e moradores

A função mais importante do serviço de portaria é o controle do acesso de pessoas e veículos ao condomínio. Todos os visitantes devem ser registrados, identificados, e só podem entrar nas dependências do condomínio após a autorização de um condômino. É preciso ter cautela especialmente com a entrada e saída de automóveis no local.

Controle de entrada e saída de prestadores de serviços

Outra função essencial do serviço de portaria é controlar o fluxo de prestadores de serviço no condomínio. Entregadores de delivery ou de encomendas e prestadores de serviço em um modo geral precisam de autorização para entrar. O ideal é que, no caso das entregas, o profissional espere pelo morador do lado de fora.  

Recebimento de correspondências e encomendas

Em caso de ausência do morador, o profissional responsável por cuidar da portaria está autorizado a receber encomendas e correspondência em seu lugar, armazenando o material recebido até que o condômino possa retirá-los. Vale lembrar que é preciso controlar e registrar a chegada de encomendas, para evitar qualquer tipo de mal-entendido.

Manutenção da ordem e cumprimento das regras do condomínio

Todo condomínio conta com um regulamento interno e tem suas próprias regras a serem cumpridas pelos moradores e funcionários. Um dos papéis do serviço de portaria é garantir que as normas sejam seguidas por toda a comunidade, ajudando a manter a ordem e a boa convivência no condomínio.  

Dica: Sistema de segurança residencial: como estruturar

Tipos de portaria em um condomínio

Portaria física

A portaria física é aquela mais tradicional, que conta com a presença de um porteiro dentro da guarita. Esse profissional é responsável por recepcionar moradores, prestadores de serviço e visitantes, e por controlar o acesso ao condomínio, registrando a entrada de qualquer pessoa estranha ao local mediante autorização dos condôminos.

Como é preciso contar com vários funcionários para nunca deixar a portaria desprotegida, normalmente é mais barato terceirizar esse serviço. Assim, a terceirizada se responsabiliza pelo treinamento dos colaboradores e pelos encargos trabalhistas, facilitando a vida do síndico e ajudando a reduzir os custos.

Cartão de acesso

O cartão de acesso é uma das modalidades da portaria autônoma, aquela em que os próprios moradores se encarregam de sua entrada e saída, sem demandar um porteiro para admiti-los ao condomínio. Nessa modalidade, a abertura de portas e portões se dá por meio de um cartão de acesso que funciona como uma espécie de “chave” eletrônica.

Biometria

Outro recurso de portaria autônoma é a biometria, em que os moradores registrados utilizam seus dados biométricos (como impressões digitais ou reconhecimento facial) para liberar a entrada no condomínio. É um procedimento ainda mais seguro, já que, ao contrário de senhas e cartões, a biometria não pode ser roubada ou fraudada.

Autenticação por senha

Nesse caso, a entrada no condomínio é liberada mediante a inserção de uma senha personalizada. É um recurso muito seguro, mas é importante ter cuidado para não esquecer a senha e escolher um código que não seja óbvio demais e que não seja de fácil adivinhação.

Identificação automática de veículos

Uma medida importantíssima para a segurança do condomínio é controlar o acesso de veículos que transitam no espaço, impedindo a entrada de desconhecidos. E uma boa solução para agilizar o processo é investir num sistema de identificação automática de veículos.

A identificação se dá por meio de uma espécie de chip posicionado nos para-brisas dos automóveis dos moradores. Quando o veículo se aproxima da cancela para entrar ou sair do condomínio, uma antena lê o dispositivo e libera a abertura.

Portaria remota

Na portaria remota, os porteiros não precisam estar presencialmente no condomínio, pois o controle de acesso de pessoas e veículos é feito a distância, de forma compartilhada com os condôminos.

Os profissionais da portaria trabalham numa central de monitoramento, onde conseguem observar moradores, visitantes e prestadores de serviço por meio de câmeras de segurança. Da central, os operadores conseguem comandar os dispositivos de liberação, admitindo a entrada ou saída mediante cumprimento dos protocolos de segurança.

Dica: 7 Dicas de segurança residencial para você se proteger

Por que terceirizar o serviço de portaria de condomínio?

Infelizmente, os serviços de portaria tradicionais nem sempre são suficientes para atender às demandas de segurança nos condomínios. Em algumas situações, o porteiro, por mais treinado que seja, não terá muitos recursos para impedir ou dificultar delitos e incidentes.

Ao contratar uma empresa de segurança terceirizada para realizar os serviços de portaria, o administrador do condomínio não está contratando apenas o serviço de um porteiro ou a instalação de uma câmera de monitoramento: está também adquirindo o acesso à expertise da empresa que atua para tornar o ambiente muito mais protegido.  

Se você tiver interesse em aproveitar toda a experiência de uma empresa especializada em segurança para proteger seu condomínio, pode contar com a Magna Vigilância! Nós utilizamos os recursos mais modernos, tecnológicos e eficientes para oferecer os melhores serviços em segurança privada. E isso se aplica também ao serviço de portaria de condomínio!

Quer conhecer melhor as soluções de segurança que oferecemos ou saber como contratar os nossos serviços? Então entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo!

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: