Nossos Contatos

(21) 3899-8805 | (21) 99292-7786

[email protected]

Atendimento: 8h às 18h

Portaria remota: o que é e como funciona?

A portaria remota é o serviço que possibilita o monitoramento do acesso a condomínios e empresas à distância, sem a necessidade de um porteiro presencial. Em tempos de maior incidência de eventos violentos, como assaltos e invasões, a contratação de um atendimento remoto possui múltiplas vantagens, entre elas a redução de custos com pagamento de salários e a maior eficiência do serviço.

Com o auxílio da tecnologia, o serviço de portaria remota vem se consolidando, sendo indicado tanto para empresas quanto condomínios, em especial de médio porte. Os colaboradores, condôminos e visitantes podem se sentir mais seguros, pois o sistema permite o monitoramento do acesso a qualquer horário, em todos os dias. 

O mercado já conta com empresas especializadas, que realizam o monitoramento remoto de diferentes ambientes e com resultados efetivos. Saiba como fazer para contratar o melhor serviço em portaria remota com a Magna Segurança.

Como funciona uma portaria remota

A portaria remota funciona de maneira prática e eficiente. São utilizados câmeras e interfones, conectados a uma central de monitoramento, que garante a fluidez no acesso de condôminos e visitantes. Por exemplo, se um visitante toca o interfone na portaria, a central de atendimento é acionada e imediatamente identifica e libera o acesso, quando o próprio morador avisa com antecedência a chegada do visitante. 

Caso o aviso prévio não tenha sido realizado, a central entra em contato com o morador, por meio do interfone ou do celular. Para a gestão dos serviços de entrega, as encomendas devem ser passadas aos próprios condôminos, destinatários do serviço. Assim, a recepção dos entregadores segue o mesmo fluxo que os visitantes. 

Se houver um zelador no condomínio, o profissional pode ser encarregado pelo recebimento de pacotes ou envelopes. Basta o entregador anunciar a sua presença à central e o acionamento do zelador é realizado. 

Qualquer condomínio pode contar com portaria remota? 

A portaria remota é uma alternativa que se adapta a todos os tipos de condomínio, desde os de pequeno e médio aos de grande porte. Como se trata de um sistema escalável, é possível implantar o aumento de equipamentos e conexões, de acordo com o tamanho do local e o número de moradores. 

O funcionamento é de modo simples e prático, com a garantia de segurança 24 horas. Em termos econômicos, recomenda-se a adoção da portaria remota para condomínios de médio porte, a partir de 40 unidades até 60.

Para esses ambientes, a contratação de um porteiro presencial reflete significativamente nos gastos compartilhados por todos os condôminos. A vantagem do acesso remoto para estes casos também é financeira. 

O que fazer em caso de falta de energia elétrica?

A queda do serviço de energia elétrica pode comprometer o funcionamento da portaria remota. Por isso, a empresa que gerencia a portaria de maneira remota trabalha com o uso de geradores ou nobreaks para que, mesmo sem energia, o sistema se mantenha em funcionamento.

Outra preocupação se refere à falta de conexão com a internet, o que dificulta o contato com a central de monitoramento remoto. Para evitar problemas dessa natureza, a opção é o uso de um sistema de comunicação exclusivo, feito por meio de link ponto a ponto. A conexão é estabelecida por fibra óptica ou rádio, o que contribui para otimizar a disponibilidade do atendimento a qualquer momento. 

Conheça as vantagens da portaria remota 

Custo-benefício

A portaria remota é, sem dúvida, uma alternativa para redução com gastos em folha de pagamento, que chegam a comprometer boa parte dos custos na manutenção de condomínios ou empresas. 

Desse modo, ao contratar uma empresa de monitoramento remoto, todos os encargos trabalhistas são de responsabilidade da contratada, aliviando o caixa da contratante. Outro benefício é o controle centralizado, reduzindo a necessidade de disponibilizar porteiros físicos para os diferentes acessos do local. 

Aumento da segurança

Investir em segurança é sempre mais eficaz que manter a vulnerabilidade. A portaria remota, por ser um sistema que detém o total controle do acesso ao espaço, garante maior proteção a todos os condôminos. 

Além do monitoramento 24 horas, outra vantagem é a detecção ágil das ocorrências de invasão ao local, que permite o acionamento da força policial em poucos instantes. Também o uso de botões de pânico agiliza a solicitação de socorro efetuada pelos moradores ou pelos colaboradores das empresas. 

Disponibilidade full-time

Uma das maiores vantagens da portaria remota é o funcionamento do sistema de modo integral, durante 24 horas e em todos os dias da semana. A disponibilidade é full-time, o que evita a interrupção do serviço por qualquer motivo, tais como idas ao banheiro ou por outra necessidade dos operadores. 

O sistema é organizado por meio de trocas de turno, fazendo com que, caso um operador se ausente, existam outros em atendimento para não ocorrer falhas. Assim, a equipe é treinada para o exercício eficiente da atividade de monitoramento. 

Redução de falhas humanas

As liberações de acesso indevidas podem ser evitadas graças ao auxílio da portaria remota. Com isso, as chances de ocorrer falhas humanas são reduzidas, já que o contato entre o operador da portaria virtual e o visitante ou entregador não é direto. 

O morador ainda pode autorizar previamente o acesso de pessoas conhecidas, sem causar transtornos aos visitantes, que já estarão cadastrados na central, quando chegarem ao edifício. Dessa forma, não há riscos de acesso para pessoas suspeitas. 

Armazenamento das imagens do condomínio

Por meio da portaria remota, os arquivos de áudio e vídeo ficam armazenados, sendo possível averiguar a movimentação de pessoas na portaria em determinado período. As imagens arquivadas são úteis para a elaboração de relatórios a respeito do fluxo de acessos realizados no condomínio ou na empresa, o que permite estabelecer uma rotina esperada para cada mês, por exemplo. 

Essas informações revelam ainda de que maneira o ambiente poderia ser ainda mais seguro, já que a maioria das liberações realizadas tendem a se repetir nos períodos seguintes. Seria muito mais prático também para se ter uma previsão de visitantes, pois, a partir disso, o local já sabe a quantidade média de acessos, o que é importante para evitar falhas. 

Dica: Como escolher a empresa de vigilância ideal?

Conclusão 

Por mais que a portaria remota seja uma alternativa eficiente para a maior segurança no acesso a condomínios e empresas, ainda é necessário analisar com atenção a sua contratação. 

Em primeiro lugar, é importante se assegurar que todos os condôminos entenderam bem o funcionamento do sistema. É importante sanar todas as dúvidas em uma assembleia, especificando como o serviço pode funcionar no dia a dia, e como as falhas podem ser evitadas. 

Ainda é preciso avaliar se a empresa a ser contratada é confiável e se possui boas referências no mercado. Assim, evitam-se problemas com a rotina do serviço de portaria remota. É recomendado solicitar à prestadora do serviço um plano de implementação, com detalhes sobre como a portaria vai passar a operar.  

A Magna Segurança é uma empresa que oferece o serviço de portaria remota, com foco em tecnologia e excelência. Pautada nos pilares capacitação profissional, processos assertivos e soluções integradas, a Magna alia o que há de mais avançado em tecnologia com as melhores estratégias em segurança. Conheça nossos serviços, temos o plano ideal para atender a sua demanda com eficiência.

Gostou deste Artigo? Então compartilhe:

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on twitter
Compartilhar no Twitter
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin
Share on pinterest
Compartilhar no Pinterest

Deixe seu Comentário: